terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arquitetura da destruição - Peter Cohen


foto divulgação

Revi o filme do sueco Peter Cohen sobre o Nazismo. O filme é de 1988 e eu gravei em VHS quando passou em 2001 na Mostra Internacional de Cinema da TV Cultura. (VHS é uma fita cassete enorme, anterior ao DVD).

O filme me impressionou bastante na primeira vez que o vi e ainda hoje continua a me impressionar. Os filmes e textos que estou lendo sobre o Nazismo e as guerras mundiais são para tentar compreender melhor o porquê dessas tragédias humanas.


O filme de Cohen apresenta na prática aquilo que o filólogo Victor Klemperer explica sobre a Linguagem do Terceiro Reich - LTI (Lingua Tertii Imperii).

Eutanásia - significa ajudar a pôr fim ao sofrimento de uma pessoa enferma que está morrendo com sua doença.

"Eutanásia" = Hitler fez aquilo que Klemperer explica sobre a Linguagem do Terceiro Reich. Como ele queria eliminar o que para ele não era perfeito e puro para a raça ariana, ele se envolveu pessoalmente em um caso de uma criança que nasceu com defeitos genéticos - mas não fatais - e exigiu que lhe praticassem a "eutanásia". Após isso, o regime eliminou mais de 70 mil pessoas com algum grau de deficiência nos anos seguintes.

A partir de 1º de setembro de 1939 (começo da 2ª Guerra) teve início o programa nacional de "Eutanásia" do Nazismo. Formulários foram distribuídos aos especialistas - doutores, psicólogos e demais intelectuais do regime - para que verificassem em exames populacionais se as pessoas deveriam sofrer "eutanásia" ou não, pois havia um controle de "pragas e demais doenças" pelo regime.


AZUL ou VERMELHO

Havia um espaço no formulário para os especialistas anotarem em azul se a pessoa deveria viver ou em vermelho se a pessoa deveria sofrer "eutanásia".

No formulário havia espaço para preencher a raça e se a pessoa fosse judia, a cor vermelha era automática.

No filme, Cohen diz que Hitler era fã de karl May e que já nos anos trinta vinha com seu projeto ambicioso de construir a nova Alemanha e um dos locais escolhidos para tal era Linz - Áustria.

O filme tem uma forma bem diferente de falar sobre o Nazismo. É muito bom para um novo olhar sobre o tema.

Nenhum comentário: