quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Diário e reflexões - 300817 (amor e pertencimento)




Refeição Cultural

Hoje é aniversário de meu querido pai. Devo a ele e a minha mãe parte essencial do que sou. E somos muito diferentes, mas carrego comigo as referências, o caráter, a ética, os exemplos de vida que vi neles e que me educaram. A outra parte essencial do que sou, veio com o caminhar ao longo do existir.

O amor que recebi e que percebi na convivência com meu pai e minha mãe marcaram profundamente meu ser. Foi o contraponto ao ódio que senti boa parte de minha vida por causa da injustiça social e pela exploração que vivenciamos como membros da classe trabalhadora num país onde impera a iniquidade e o abuso de poder da pequena parcela privilegiada com origem na casa-grande de uma ex-colônia portuguesa.

Parabéns meu pai querido! Obrigado por tudo! Siga resistindo a tudo por causa de nosso amor familiar.

Outro sentimento que nos move no existir é o espírito de pertencimento a algo, a uma causa, a um grupo, a uma comunidade. Em geral, um ser vivo pertence a um lugar, a um reino. Nós humanos, então, nem se fale! Somos seres sociais, por mais que novos fatos da realidade atuem para nos afastar dos outros. Somos humanos, mamíferos, bípedes, com polegar opositor e mão preênsil e telencéfalo altamente desenvolvido - para lembrar Jorge Furtado em "Ilha das Flores" (1989).

Dentre outras características que carrego comigo, entre as várias dimensões em que me insiro, estou em um mandato eleito por trabalhadores associados a uma Caixa de Assistência em saúde (Cassi). Associação da comunidade Banco do Brasil.

Como dirigente eleito por meus pares, sempre atuei muito próximo das bases sociais que represento. Isso faz parte da minha ética e das minhas concepções e práticas de representação.

Apesar de toda a crise política, econômica, de representação e de valores, tenho mantido meu hábito de estar sempre presente no seio dos trabalhadores da comunidade bancária e do Banco do Brasil.

Construí oportunidades para falar com a classe trabalhadora em quase toda semana ao longo de meu mandato nestes mais de três anos. Nos últimos dias, estive com bancários e participantes da Cassi em Conferências de Saúde nos Estados.

Na sexta-feira passada, estive em minha agência bancária de origem, na Vila Iara, Osasco, conversando com meus colegas e prestando contas do mandato de representação. Depois estive com os trabalhadores da Cassi na Central de Atendimento de nossa autogestão (SP). Hoje fiz reunião com os trabalhadores de nossa Diretoria na sede da Cassi, em Brasília.

Procuro sempre me lembrar de agradecer aos trabalhadores pela dedicação, entrega e eficiência na autogestão de nossos destinos em termos de assistência à saúde em nossa própria comunidade BB.

É isso, eu consigo seguir nas lutas em que estou envolvido porque tenho amor pelas pessoas e pelas causas que defendo e porque tenho espírito de pertencimento ao que estou empenhado.

Abraços a tod@s os nossos leitores e amig@s. Beijo pai, beijo mãe! Beijo Noni e filhão e entes queridos.

William


Post Scriptum: 

Bateu um sono amolecedor neste instante. Voltei a correr para salvar minha vida e após uma corrida dá um relaxamento incrível. Corri hoje à noite em Brasília. No fim de semana em Osasco. No meio da semana passada em Campo Grande (MS)... e vamos que vamos!

Nenhum comentário: