domingo, 19 de março de 2017

Death Note - Anime (Há justiça com justiceiros?)



Jovens inteligentes se enfrentam na série Death Note.
Um quer ser o novo deus do mundo, o outro está
ao lado da justiça do Estado para frear o Kira.

Refeição Cultural - Há justiça com justiceiros?

Assisti com meu filho aos episódios finais da série de anime Death Note (2006/07). Foi emocionante!

No ano passado, havia começado a ver este anime por sugestão de meu amado filho. Seriam 37 episódios. Cheguei até o 13 ou 14 e parei. Em julho daquele ano, recomecei e disse ao meu filho que iria até o final. Aproveitei que iríamos estar juntos neste final de semana e vi os episódios que faltavam.

A estória é sobre um jovem estudante japonês, dos melhores de sua classe, que encontra um Caderno da Morte (Death Note), jogado em nosso mundo por um Deus da Morte (shinigami), que não aguentava mais o tédio em sua dimensão de mundo, e a partir daí começam os acontecimentos.

O garoto Light Yagami ou Raito (o Killer ou Kira em japonês) também sentia um certo tédio ou descrença em nosso mundo, ao ver tanta violência e impunidade nas sociedades. Após testar o Caderno e perceber que ele poderia matar qualquer pessoa ao escrever o nome dela no Death Note, ele decide eliminar todos os "bandidos" do mundo e construir uma sociedade mais justa.

Bonita a ideia, não? Ele via na televisão e demais meios de comunicação os crimes que eram anunciados e seus respectivos "culpados" e definia para eles a pena capital. Minha santa inocência! Já pensaram se a estória se passasse no Brasil da Rede Globo, Folha, Estadão e Veja (P.I.G.)? Se essas fossem as fontes de quem é "bandido" e quem não é? Não haveria mais uma liderança de esquerda ou dos movimentos sociais e populares viva... No entanto, tod@s os articuladores do Golpe de Estado que fizessem parte deste sindicato de criminosos e lesa-pátrias estariam livres e bem vivos!

Depois de decretar pena de morte automática para criminosos que apareciam nos noticiários, Raito passou a ver e matar também os suspeitos; depois foi a vez de pessoas más vistas pelas esquinas da vida... depois quem ele achasse que poderia prejudicar seus planos de ser o novo senhor do mundo, um novo mundo onde ele seria o deus.


O shinigami Ryuk é o responsável pelo Death Note
que tirou por um tempo o tédio de si próprio,
de Raito e do mundo humano.

Há momentos muito bons em alguns episódios. Foi difícil assistir aos 37 por causa de minha falta de tempo livre, mas agradeço a sugestão de meu filho. Além de poder entrar um pouco no mundo dele, dos jovens de hoje, pudemos discutir alguns episódios e o final foi de arrepiar. Meu filho admirava muito a inteligência de Raito (Kira) e do outro jovem (L) que lutava para descobrir quem era o Kira.

Papel especial e destacado também damos ao shinigami Ryuk, o Deus da Morte que não aguentou o tédio em seu mundo e veio para o nosso passar um tempo ao lado do dono de seu Death Note, Raito.

Este anime Death Note tem na Netflix, não se sabe até quando, mas eu recomendo, tanto aos jovens quanto aos seus pais.

Ficam as reflexões que fiz nas postagens anteriores, principalmente na segunda (ler AQUI) e terceira (ler AQUI), onde reflito sobre o quanto é temeroso apostar em heróis, anti-heróis ou justiceiros, ao invés de investir e fortalecer instituições sociais dos Estados para que funcionem de forma imparcial e impessoal, para evitar que indivíduos dotados da natureza humana falível, façam papéis de deuses julgadores, porque ao final o que teremos é totalitarismos, falta de democracia e injustiça.


William

Nenhum comentário: