domingo, 16 de agosto de 2015

Diário - 160815 (treinos para Meia Maratona)


(releitura em 16/12/17, sábado)




Refeição Cultural - Correr... porque a vida deve ser boa

Fim de semana em Brasília, Capital de nosso País. Domingo de Sol.

Hoje, saí para correr pela primeira vez no Eixão - rodovia principal que corta o Plano Piloto de Brasília de uma ponta a outra (as Asas Sul e Norte). Aos domingos, ele fica fechado para o lazer dos cidadãos. Corri 6 km e gostei do local. 

Para cumprir meu planejamento lá do início do ano, quando defini que neste ano correria minha primeira meia maratona, não restou outra opção que não fosse escolher uma prova neste semestre e me inscrever. Vou correr a Meia Maratona de Florianópolis em outubro. O tempo não é muito longo para adaptar meu condicionamento para isso, mas vamos conseguir.

Vou montar minha planilha "do possível" para conseguir chegar ao condicionamento apropriado no dia 11 de outubro.

Já mudei algumas coisas neste ano. Faz uns dois meses que mexi um pouco na alimentação, cortando alguns alimentos fritos e gordurosos e escolhendo outros. O resultado esperado foi atingido em semanas. Estava com quase 75 kg em junho e hoje estou com pouco mais de 70 kg. 

Agora, é manter a disciplina porque isso fará diferença em meu condicionamento físico para corridas. E também porque a disciplina me fará aguentar a carga violenta de estresse na área em que atuo como representante eleito pelos trabalhadores.

Fiquei com uma boa esperança no treinamento de longão aos domingos no Eixão, porque ele tem a característica dos locais de meia maratona. Será muita transpiração nas horas de folga e foco nos objetivos, já que nada é tão fantástico quanto a capacidade de superação de nós seres humanos.

A ideia da preparação física para suportar minha primeira meia maratona, e com as dificuldades cotidianas por minha agenda de trabalho muito intensa, é dar resistência ao meu corpo com longão aos domingos e um treino mais leve durante a semana, no dia e hora que der. Alimentação adequada e espero que possa dormir minimamente neste período.


TREINAMENTO PESSOAL PARA MEIA MARATONA

Quarta 12/08 treino 1 (DF)............ 4k 25' 19º

Sexta 14/08 treino 2 (DF)...............5k 31'30" (noturna)

Domingo 16/08 treino 3 (DF).....longão 6k 38' 23º

Quarta 19/08 treino 4 (DF).............5k 28'40" - (noturna)

(cara, depois de três dias de muito trabalho, cheguei depois das 21h e saí decidido a manter minha meta. A corrida foi muito importante! Fiz o menor tempo até hoje no percurso)

Domingo 23/08 treino 5 (DF)....... longão 8k 48' 23º

(Felicidade pura! Acordei cedo, escolhi o tênis; lanche leve e ida pro Eixão. Saí concentrado para correr. Na primeira vez, semana passada, corri até o prédio do Bacen. Hoje, passei por ele com tempo menor 1'30". Corri até depois do BB e BRB. Voltei concentrado na respiração e pisada. Calor aumentando. Correu tudo bem! Estou leve! Fechei com uma deliciosa água de coco. Estamos no caminho!) 

Terça 25/08 treino 6 (DF)............... 5k 32' (noturna)

(Ufa! Não foi mole, mas é transpiração... depois de um longo dia de trabalho na Cassi, e sabendo da agenda da semana, optei por fazer uma corrida regenerativa com trote leve, e quase às 23h. Meus tendões de aquiles estão sensíveis. Estou de olho neles. Mas beleza! Vamos adiante)

Domingo 30/08 treino 7 (DF)........ longão 10k 60' (Calor)

(Treino fantástico! Fiz em 60' a corrida, indo pelo Eixão de casa até os Correios. Veja matéria aqui)

Quinta 3/09 treino 8 (SP)............ 5K 30' Pq. Continental

(Corrida em Osasco. Foi para matar saudades de correr no parque. Aliás, passei muito estresse no dia anterior em reuniões de trabalho e acordei travado pela manhã e com dor de cabeça. A solução foi por um calção e ir correr. Estou com ritmo bom. Voltei bem melhor para casa e saí para mais um dia de tensões. Mas o dia foi bem melhor)

Domingo 6/09 treino 9 (SP)........... longão 12k 74' (Frio)

(Treino realizado com sucesso! Muito feliz! Acordei no frio de SP e fui para o Pq. Continental. Decidi correr no circuito de 500 metros. Seriam 24 voltas. Concentração total lembrando da matéria que li dias atrás. Em corridas longas é fundamental manter ritmo constante e economizar energia. Desde o início, concentração total na respiração e na passada. Fora de mim mesmo, só a curtição do canto dos pássaros: muitos sabiás, bem-te-vis, periquitos e maritacas. Doze voltas pra um lado, com subidas, doze voltas pro outro. 37' e mais 37'. Acho que estou conseguindo o melhor ritmo em minha vida. Descansar e pensar o próximo treino :^) 

Quarta 9/09 treino 10 (DF)................. 5k 32' (trote leve)

(Transpiração e determinação: esse é o meu lema! Vamos combinar, heim! Como é difícil vencer o cansaço e a preguiça para levantar cedo depois de trabalhar até meia-noite... mas cumprir meu treinamento é vital. Se eu não cuidar dessa morada que me carrega, lascou-se! Coloquei tênis e saí para uma corrida regenerativa de 5k na manhã fria e nublada de Brasília. Vamos pra luta!)

Domingo 13/09 treino 11 (DF)...... longão 13k 81' 23º

(Manhã de domingo após sábado chuvoso em Brasília. Acordei um pouco cansado porque a semana foi estressante. Tinha na planilha um longão de 10k, mas resolvi tentar correr mais porque está chegando o dia da prova e estou longe do percurso necessário. Cheguei ao Eixão às 10h e saí para correr. Pensei em correr 13 ou 14k. Ainda na ida comecei a sentir o Tendão de Aquiles do pé direito incomodando. Resolvi virar lá no quilômetro 6 e voltar. Mentalizei muito para estabilizar a pisada, a passada e manter o ritmo e a economia de energia. Foi difícil, mas consegui passar da linha de chegada e correr mais 1k para superar limite. Preciso me cuidar esta semana para recuperar o tendão. MESMO ASSIM, FIZ O MELHOR TEMPO DE MINHA VIDA PARA OS 13K 81' (6'14"/km)). Falta pouco para 11/10 e ainda estou em dúvidas sobre conseguir percorrer os 21k lá na prova. Para dificultar, meu trabalho está mais estressante que nunca... PERSISTIR, TRANSPIRAR E SER SÁBIO NA LEITURA DE MEU CORPO)

Domingo 20/09 treino 12 (DF)............5k 32' 27º

(Não corri no meio de semana por dois motivos: meu Tendão de Aquiles doeu a semana toda e fiquei muito preocupado em não haver tempo para a recuperação. Cheguei a mancar uns dois dias; e porque a semana de trabalho foi de só não trabalhar ao dormir umas 5 horas/dia. Cheguei a Brasília na manhã de sábado tão cansado que não poderia correr neste fim de semana. Acabei só tendo coragem no domingo à tarde em arriscar correr um trote de 5k para sentir se meu Tendão está um pouco melhor. Deste jeito que tenho trabalhado, não vai dar... que fazer? Pelo menos deu certo a corrida e vamos ver se na semana de trabalho toda em Brasília, a rotina melhora e consigo dormir mais e me alimentar melhor. PERSISTENTE EU SOU, MAS ESTOU ULTRAPASSANDO OS LIMITES FÍSICOS NO TRABALHO...)

Domingo 20/09 treino 13.................... longão 14k (plano original)

Quarta 23/09 treino 13 (DF).........7k 44' 27º (noturna)

(Cheguei do trabalho bem estressado. Coloquei tênis e saí para correr, apesar da sensibilidade e dor do tendão do pé direito. Leia AQUI postagem do dia)

Quinta 24/09 treino 14 (DF)..........4k caminhada (noturna)

(Novo dia de estresse necessitando sair e ao menos andar. Andei uns 45' concentrado em meu calcanhar para não forçar a barra e torcer por uma melhora gradativa. Estou fazendo muito alongamento no tendão para ver se melhora)

Sexta 25/09 treino 15 (DF).......... 5,5k 32' 28º (noturna)

(Foi algo diferente. Meu filho e eu saímos para uma corridinha leve. Aproveitei o convite e fizemos uma volta no local onde corro. Após a companhia de meu filho, acabei seguindo e dando mais duas voltas. Meu tendão estava bem estabilizado. Que legal! Estou treinando meio baleado, e no ritmo de "cada dia com sua agonia". Se tudo correr bem e eu lá no dia da meia maratona correr e completar, será meu maior feito no ano)

Domingo 27/09 treino xx...................... longão 10k (plano original)

Segunda 28/09 treino 16 DF....... 3k 21' 21º (manhã)

(Depois de um fim de semana sem desejo de correr, por causa do tendão e cansaço, acordei e saí para correr um trote leve e caminhar um pouco)


NA MANHÃ DE 29/09 ao acordar, tomei uma decisão difícil, ouvi os sinais de meu corpo e abortei o treinamento e a tentativa de correr a meia maratona. Leia aqui a postagem.


William Mendes


Post Scriptum:

Ao reler e diagramar novamente a postagem, senti emoção ao recordar o quanto foi difícil atingir o objetivo de correr a minha primeira e única meia maratona, em SC.

Ao final da postagem, declaro inclusive que havia desistido da corrida dias antes porque eu havia sofrido muito durante a preparação. Eu vivia um tempo complicado no trabalho, não dormia, estresse nas alturas, e com dores nos tendões. 

Fui para Florianópolis mais por ir e porque já tinha feito programação inclusive de trabalho na Cassi SC e acabou que fui para a prova e completei.

Foi um momento de super-homem.

Nenhum comentário: