domingo, 20 de abril de 2014

Fotografias: Estação de trem de Toledo - Espanha


Quando: setembro de 2009

Estive na Espanha naquele ano a trabalho. Fui a um curso internacional promovido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) com sede em Turim, Itália. O curso levou representantes de entidades sindicais de vários países da América Latina e região do Caribe para avaliar os impactos da crise mundial, iniciada entre 2007/2008 nos Estados Unidos. Fui representando a Contraf-CUT e a nossa Central Única dos Trabalhadores.


Estación Ferrocarril de Toledo - España.
Fotos de William Mendes.

Estivemos por duas semanas em Turim, Itália, e uma terceira semana em Madri, Espanha. A experiência foi muito enriquecedora.

Aqui, apresento algumas fotos que fiz em um rápido passeio de ida e volta no mesmo dia a Toledo, Espanha. A cidade é milenar e maravilhosa e nesta postagem destaco a Estação Ferroviária de Toledo (Estación de Ferrocarril).

Fomos eu e uma companheira do Chile a Toledo
em um trem de alta velocidade.

A ida para Toledo foi em um trem de alta velocidade, chamado AVE (línea de Alta VElocidad). Saímos de Madri no horário que vocês veem acima. Chegamos em pouco mais de meia-hora.

Olha o trem que nos levou a Toledo. O conforto nele
 é muito grande.

Passamos pela região que já é considerada como pertencente às planícies de La Mancha. O trem passa ao lado de uma estrada que nos dias úteis tem um tráfego intenso, pelo que pude pesquisar no endereço que fala sobre a Estação de Trem de Toledo.

Veja a primeira visão que temos 
da Estação quando chegamos.

A Estação foi inaugurada em 1919, segundo o site da própria Estação (ou 1920, segundo o livro que adquiri sobre a cidade de Toledo). Ela foi construída em estilo mudéjar ou neomudéjar, que conjuga arquitetura e arte dos muçulmanos que viveram por séculos na Espanha. O estilo arquitetônico é conjugado com o dos cristãos espanhóis.

Plataforma de chegada dos trens de alta velocidade a Toledo.

O estilo de arte mudéjar é encontrado por toda a cidade, que é uma espécie de cidade fortaleza rodeada pelo Rio Tajo por leste, oeste e sul e com o norte ligando a cidade pela planície. Veja abaixo um dos estilos de arco de ferradura que há na arquitetura mudéjar.

Belíssimo estilo mudéjar de arco em ferradura.

A torre do relógio é uma exceção em estações de trens na Espanha. Ela é mais comum nas construções de igrejas em estilo mudéjar. Mas é muito bonita!

Torre do relógio da 
Estação de Trem de Toledo - ESP.

Abaixo, vemos a parede da Estação com a torre do relógio. O sortudo aqui pegou um belo dia de céu azul na bela região de La Mancha.

Vista lateral da Estação de Trem de Toledo, a partir
do lado externo da plataforma de trem.

Agora, vemos a outra metade da Estação de Trem. Quando vi esta estação, me lembrei na hora da Estação da Luz em nosso país, em São Paulo. A nossa foi projetada lá na metade do século XIX. Esta também teve seu primeiro projeto mais funcional no mesmo período (1858).

As obras desta construção se iniciaram em 1917, sob ordem
 do arquiteto Narciso Clavería, que foi um incentivador do
renascimento mudéjar na Espanha.

Janelas em arco de ferradura com vitrais. A construção é feita em tijolos, cimento, pedra e ferro.

Sem dúvida, o estilo na Estação 
nos lembra um palácio árabe.

Agora, vemos abaixo, a parte interna da Estação de Trem de Toledo.

Parte interna da Estação de Trem de Toledo - Espanha.

Olha que lindo teto da Estação. Todo trabalhado.

Teto da Estação em estilo mudéjar.

Detalhe interno dos vitrais nas janelas em arcos.

Belíssimos arcos de ferradura com vitrais.

Mais um destaque para o arco e o vitral.

Janela em arco e vitrais da 
Estação de Trem de Toledo - Espanha. 

O piso é todo desenhado, também, além dos belos acabamentos em madeira nas bilheterias da Estação.

Acabamentos em madeira nas bilheterias.

Um close, uma aproximação maior de um arco com os vitrais.

Um close do arco com vitrais.

E, por fim, uma foto do livro que adquiri lá, contendo a história de Toledo, mostrando a Estação de Trem, em vista aérea, do lado de fora da estação.

Foto do livro "Todo Toledo", coleção 
produzida por Escudo de Oro.
Foto de Joan Oliva.

Neste rápido passeio que fiz à cidade de Toledo, fui a alguns dos principais pontos como El Alcázar e La Catedral. Voltei para a Estação para pegar o trem de volta a Madri ainda de dia (17:30h).


Fim da caminhada pela cidade de Toledo e volta
à estação às 17:30h.

Seria muito bom poder visitar com mais calma a cidade e ir aos museus como o de El Greco. Mas a caminhada pela cidade milenar já valeu muito a pena.

É isso!


Fonte de informações:

http://www.laestaciondetren.net/

Nenhum comentário: