segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A suposta igualdade - A revolução dos bichos


O monstro da dor nas costas.
Deve ser o peso das reflexões.
Foto de composição: William Mendes


Refeição Cultural - (fev/2011)

CISMANDO COM AS LEITURAS...

Li a esmo um livro na estante: Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, de Rubem Fonseca. Foi uma leitura descompromissada. Li umas 50 páginas e fui caminhar até a padaria, que é longe.

Após o café, fui mexer um pouco em minhas anotações sobre a primeira aula de Leituras Hispano-Americanas. Verei um tema interessante neste semestre, sobre autores argentinos e textos autobiográficos.

De tardezinha, ainda bastante incomodado com uma discussão política da semana que passou, em que houve um debate acerca de haver pessoas de primeira e segunda classe nos grupos do movimento sindical em que milito, peguei para reler A revolução dos bichos, de George Orwell.

Terminada a releitura à noite, é a terceira vez que leio o livro, fiquei a cismar com o tema.

"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS
MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS
QUE OS OUTROS"

A questão é: e aí? Existe algum lugar onde não se possa aplicar essa frase famosa do livro?

-Não escolheu Sofia uma entre duas crianças?

-Não tem um médico, em meio a vários feridos, que usar critérios para escolher a quem salvar primeiro?

-Tome um tiro no abdômen meu pai e um desconhecido, alguém acha que terei dúvidas sobre qual deles tentarei acudir primeiro?

-Sofreram de câncer no estômago e intestino o ex-vice-presidente José Alencar e minha querida tia Alice, varredora de rua da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Ambos têm convênio médico e ambos têm custos de tratamento pagos pelo SUS (raramente os convênios pagam o SUS). Por que será que abriram minha tia e decidiram não fazer nada (ela morreu em 3 meses) e já operaram o nosso estimado José mais de vinte vezes em mais de uma década e felizmente ele segue vivo?

Eu me questiono se nessas perguntas acima a resposta passaria pela ideia de haver pessoas de primeira e segunda classe em relação a cada grupo em que o caso se passa.

O que seria a igualdade de tratamento em instituições, sociedades e grupos?

NÃO ACHO A IGUALDADE ABSOLUTA E MATEMATICAMENTE POSSÍVEL, mas acredito piamente que ela deve ser buscada.

Estou na política sindical há quase uma década e, realmente, sempre me fiz ouvir. Já ganhei e já perdi debates e teses.

Mas, de fato, existem pessoas - em todos os grupos e lugares - que se acham ou são consideradas mais importantes que outras. Disso, eu não tenho dúvidas. E não estou dizendo que concordo com isso.

Ademais, só fiquei esse tempo que estou porque no meu grupo original, ou seja, no lugar onde exerço minha militância, existe certa paridade e respeito às opiniões contrárias e minoritárias.

Nunca fui "enquadrado" por alguém mais importante que eu e nem "enquadrei" ninguém, se é que existiu essa "hierarquia" de eu estar no meio de uma pirâmide de importância.

Desempenho tarefas (ou tento) debatidas e definidas sempre, SEMPRE, em algum fórum e nunca em acordos de gabinete.

Será assim comigo enquanto estiver no movimento sindical.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

FLM0628 Clase 1 Lecturas Hispanoamericanas

Clase de 24/2/11
Profesora Adriana Kanzepolsky


Una referencia: Revista SUR – 1931

Autores del período:
Adolfo Bioy Casares
Jorge Luis Borges
Victoria Ocampos

(y otros más)

“QUIEN RECUERDA A LA NIÑA NO ES LA NIÑA”

1-NO IDENTIDAD entre el sujeto de la enunciación y el sujeto del enunciado

2-NO CONTEMPORANEIDAD en el espacio temporal

Victoria Ocampos no hace hablar a la niña pero va a construir una retórica de la inocencia.

Estos rasgos – no contemporaneidad temporal y no identidad de los sujetos – se dan en todas las autobiografías de infancia.

La pregunta más importante es:
¿QUIÉN HABLA?, ¿QUIÉN DICE “YO”?

IDENTIDAD – se va construyendo a poco, a lo largo de la vida.

Los “yo” no son los mismos. Quien habla no es la niña y sí el adulto, el autor.

“LA NIÑA QUE YO ERA...” o “LA NIÑA QUE ERA YO”
Expresiones de autoras como Tununa Mercado o Perla Suez

LA PERSPECTIVA: ¿Quién habla? y ¿Habla el niño en algun tiempo?

Ocampos consigue apartar de si misma de manera más fácil que Canetti, por ejemplo.

En la mayor parte de los capítulos hay clareza en las voces, pero en “El archipiélogo” hay voces infantiles.

Silvia Molloy dice que las autobiografías surgen acá en América del Sur en el siglo XIX por falta de autoridad después de las independencias. Antes los textos se dirigian a alguien – a los reyes, a los confesores etc.

La marca autobiográfica en los textos del período de colonia no era el objetivo final.

MARCA: EL TEMA DE MI LIBRO SOY YO.

El objetivo entonces empieza a ser la presentación de si mismo para la política y para el pueblo.

Un ejemplo clásico es “Recuerdos de provincia” de Sarmiento.

A pesar de la mescla entre lo público y lo privado, el reto es presentarse a Sarmiento para la presidencia del país.


Textos de la primera parte del curso

1-Figuraciones de infancia: La familia como extensión de la Nación: Victoria Ocampo: El archipiélago (selección), Bs. As., Ediciones Revista Sur, 1982.

La infancia desplazada y el relato entrecortado. Una memoria ficcionalizada: Norah, Lange. Cuadernos de infancia, Obras completas, Tomo I, Rosario, Betariz Viterbo Editora, 2005.

En estas obras se puede hablar de una mirada infantil, de un cierto desasosiego, de una infancia desplazada.

Gaston Bachelard nos dice que las primeras memorias son del universo de la casa.


Textos de la segunda parte del curso

SYLVIA MOLLOY

2-El retazo (fragmento) autobiográfico o la autobiografía fragmentaria. Una memoria de restos. Sylvia Molloy: Varia imaginación, Rosario, Beatriz Viterbo Editora, 2003.

Testimoniar por el otro. Anotaciones sobre pérdida de memoria y lengua materna: Sylvia Molloy: Desarticulaciones, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2010. Tamara kameszain: El eco de mi madre de Tamara Kamenszain, Buenos Aires, Bajo la Luna, 2010.

Obra de los 80’s = “En breve cárcel”
De los 90’s = “El común olvido”

Las obras que vamos a estudiar son más contemporaneas.

Molloy habla de las lenguas familiares. Son tres lenguas que giran en su infancia – el inglés, el francés y el castellano.


Textos de la tercera parte del curso

3-El viaje como dispositivo para la narración del yo. Entre el diario íntimo y el relato de viajes: Elvio E. Gandolfo: Ómnibus, Buenos Aires, Interzona, 2006.

La pertenencia doble/la doble ajenidad. Viaje al Japón materno. Anna-Kazumi Stahl: "La pertinencia de una llave extraña", (Maria Sonia Cristoff, selección y prólogo), Pasaje a Oriente. Narrativas de viajes de escritores argentinos, Bs As, FCE, 2009.

Es una arqueología de lo cotidiano. Experiencias de viaje. El “yo” no ocupa el primer plano. El eje es el viaje y no el viajero.

Pero se va a construyendo el yo en segundo plano (o aparente segundo plano).

El otro libro “Pasaje a oriente” = desaparición del yo, cuando se pierde la memoria.

ATENCIÓN DEL PROGRAMA = UN YO QUE SE CONSTRUYE DE MANERA OBLICUA.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FLM0628 - Lecturas de la literatura hispanoamericana - programa

Semestre 1-2011 (diurno)
Professora Adriana Kanzepolsky

FABULACIONES DEL YO Y CONSTRUCCIÓN DE LA MEMORIA EN TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS ARGENTINOS

OBJETIVOS


1-Discutir críticamente acerca de la proliferación de "escrituras del yo" en la contemporaneidad, así como sobre las diversas estrategias de presentificación de la memoria autobiográfica.


2-Reflexionar sobre las diferentes representaciones e inscripciones del yo en un conjunto de textos hispanoamericanos del siglo XX y comienzos del XXI.


3-Estudiar la relación entre memoria y ficción en los textos que conforman el corpus.

CONTENIDOS

1-Figuraciones de infancia: La familia como extensión de la Nación: Victoria Ocampo: El archipiélago (selección), Bs. As., Ediciones Revista Sur, 1982.

La infancia desplazada y el relato entrecortado. Una memoria ficcionalizada: Norah, Lange. Cuadernos de infancia, Obras completas, Tomo I, Rosario, Betariz Viterbo Editora, 2005.

2-El retazo (fragmento) autobiográfico o la autobiografía fragmentaria. Una memoria de restos. Sylvia Molloy: Varia imaginación, Rosario, Beatriz Viterbo Editora, 2003.

Testimoniar por el otro. Anotaciones sobre pérdida memoria y lengua materna: Sylvia Molloy: Desarticulaciones, Buenos Aires, Eterna Cadencia, 2010. Tamara kameszain: El eco de mi madre de Tamara Kamenszain, Buenos Aires, Bajo la Luna, 2010.

3-El viaje como dispositivo para la narración del yo. Entre el diario íntimo y el relato de viajes: Elvio E. Gandolfo: Ómnibus, Buenos Aires, Interzona, 2006.

La pertenencia doble/la doble ajenidad. Viaje al Japón materno. Anna-Kazumi Stahl: "La pertinencia de una llave extraña", (Maria Sonia Cristoff, selección y prólogo), Pasaje a Oriente. Narrativas de viajes de escritores argentinos, Bs As, FCE, 2009.

USP - FFLCH - DEPTO DE LETRAS MODERNAS

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Santayana: O mito dos 100 dias

Santayana
A história política é perturbada por lugares-comuns que pouco têm a ver com a realidade. Alguns acreditam que os primeiros dias de um governante definem o desempenho posterior


Por: Mauro Santayana

Publicado em 11/02/2011


A expressão nasceu dos famosos “100 dias de Napoleão”, que na verdade foram 114, de 1º de março, quando retornou à França depois de fugir da Ilha de Elba, a 22 de junho de 1815, quando abdicou do trono pela segunda vez. Napoleão reconquistou o trono com exemplar coragem, mas o perdeu porque a correlação de forças militares na Europa já não o favorecia. Desde a retirada da Rússia, em 1812, seu destino estava selado. A um de seus secretários de então – Henry Beyle, famoso com o pseudônimo de Stendhal – ditou decretos de promoção de oficiais, depois de derrotado em Moscou, e assinou “Pompeu”. Era a assunção antecipada da derrota definitiva, como a sofrida por Pompeu contra César.


Os 100 primeiros dias de um governante podem mostrar seu caráter, mas não significam êxito ou malogro do mandato. Quando o governante encontra o país em crise grave, como ocorreu a Roosevelt em 1933, a atuação tem de ser contundente e imediata – o que ele fez com o New Deal, a intervenção fulminante do Estado nas atividades econômicas. Nesse caso, os primeiros dias são decisivos. Outra é a situação de Dilma Rousseff. Ela é conhecedora da realidade nacional e dos mecanismos do poder, pela experiência de sua carreira de administradora. Provavelmente não encontrará situações desconhecidas, embora o poder sempre reserve surpresas: o caráter das pessoas nunca é exposto nas linhas da face.


A presidenta tem o desafio de arbitrar os interesses em disputa do poder. Isso não lhe será difícil, mas exigirá permanente atenção. Seu perfil é de alguém que se dedica exaustivamente ao trabalho. É uma grande vantagem para quem chefia um governo, mas não basta para quem chefia um Estado democrático. Ela atendeu os grupos empresariais, ao convocar o industrial Jorge Gerdau para assessorar o governo. Espera-se que essa presença não venha a significar retorno do pensamento neoliberal na condução ideológica do Estado, como nos tempos de Fernando Henrique.


A melhor advertência à conduta governamental é o contato direto com a população, e não somente mediante as informações dos ministros. É conhecido o estratagema do primeiro-ministro Potemkim, de Catarina, a fim de iludi-la durante uma visita ao Rio Dnieper. Potemkim montou ao longo do rio aldeias de fachada, com moradias coloridas como cenário, diante do qual camponeses saudavam a soberana do império russo (de 1762 a 1796), feliz com o “bem-estar” de seus súditos. Eram as famosas aldeias de Potemkim. O chefe de Estado deve estar em contato, sempre que possível, com o povo.


Além dos problemas internos, Dilma é convocada da mesma forma a manter contatos pessoais com os chefes de governo estrangeiros. Lula avançou muito na diplomacia do corpo a corpo, e o mundo se acostumou com essa presença brasileira, que se marcou pela altivez sem arrogância, pela firmeza­ sem impertinência.


Exemplo para todos os dias

Na abertura de seu livro Economics for a Civilized Society, Greg e Paul Davidson mostram que a sociedade se torna “civilizada” diante de catástrofes. As pessoas se sentem tocadas pelo sofrimento quando há incêndios, terremotos, inundações. Por que, perguntam os autores, o mesmo não ocorre na vida de todos os dias? As cenas de solidariedade na busca de sobreviventes e de mortos nas encostas da serra, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, mostram um povo exemplar.


No entanto, contra as catástrofes sociais de todos os dias não há a mesma disposição, exceto de uma muito pequena parcela da população. Todos os dias, adolescentes são empurrados para a prostituição e para o crime; desabrigados e sem-teto adoecem e morrem nas calçadas das grandes cidades do mundo. As pessoas olham de lado. Há pouco tempo para que a sociedade se civilize e adote modelo econômico que a salve das catástrofes sociais devastadoras. É preciso que o sentimento humanista ocupe o mundo.


Fonte: Revista do Brasil - março/2011


COMENTÁRIO:
Cada artigo de Mauro Santayana é uma aula de história, política, diplomacia e compreenção de mundo. Vale a pena ler e reler os seus textos. Vou digitar aqui outros artigos dele.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Versos Íntimos - Augusto dos Anjos




Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!


COMENTÁRIO:
Este poema é um ancião. Engraçado... este poema é um bebê! Nasceu hoje no contemporâneo... e está aí a nos dizer as verdades filosóficas dos humanos sentimentos e das humanas ingratidões...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Refeição Cultural 69


Refeição Cultural

E aí, quais as minhas refeições culturais de fim de semana?

Vi dois filmes: "Max Paine" de 2008 e "Sombras do passado" de 2004. Este segundo vale um comentário, pois é muito bom.


Foto de divulgação

O filme aborda um tema muito delicado: anistia de torturadores. O fato se dá na África do Sul, pós período do Apartheid.

Para evitar uma guerra civil, esta foi a forma de elucidar o período e expor as mazelas do regime. É bem polêmico e muito difícil para as vítimas e seus familiares - a maioria sul africana negra - aceitar descobrir a brutalidade do passado e ver todos os algozes confessarem a verdade e receberem anistia.

E aí, como fazer para anistiar um torturador e assassino do regime?


LEITURAS

Estou tentando seguir uma determinação minha mesma: não entrar em casa mais nenhuma revista, jornal e livro. Simplesmente porque não cabem mais lá!

Com isso, estou vendo se tiro o ano para ler as revistas, jornais e livros que lá estão. Ler e descartar o que não for aproveitável.

Li duas entrevistas que havia guardado para ler algum dia. Uma de Camille Paglia e outra de Beatriz Sarlo. As duas são figuras importantes do mundo cultural contemporâneo.


Camille Paglia analisava a sociedade americana na entrevista em 2008. A capa do caderno Aliás do Estadão de 1/06/2008 diz o seguinte:

"HÁ RAIVA NO AR" - Em entrevista exclusiva, a escritora Camille analisa o clima de polarização da campanha nos EUA. "Washington está paralisada pela cisão entre direita e esquerda. Ninguém se entende. Os americanos estão cansados dessa guerra ideológica em que argumento contrário vira estereótipo". Hora de os opostos conversarem com moderação, prega Camille, sem conter a língua afiada. BUSH: "Não tem coerência. Demoliu o partido que Reagan construiu". HILLARY: "Um absurdo querendo chegar à presidência". McCAIN: "Um ególatra que não consegue disfarçar a idade". OBAMA, capítulo à parte: "É jovem, elegante e gracioso nos gestos".

COMENTÁRIO: O QUE SERÁ QUE CAMILLE PENSA HOJE SOBRE O MANDATO PRESIDENCIAL FRUSTRANTE DE BARACK OBAMA?


Já a entrevista de Beatriz Sarlo, também do caderno Aliás do Estadão de 20/12/2009, fala sobre:

"O PODER EM TEMPOS DE CÓLERA" - ela comenta sobre o absurdo de dar o Prêmio Nobel da Paz ao mesmo Barack Obama, ainda no seu primeiro ano de mandato. Fala também do "Duomo de alabastro" que arrancou alguns dentes do premiê italiano Berlusconi e outras da política contemporânea que encarna ódio, carisma e paixão.

COMENTÁRIO: Gostei de uma observação dela sobre Berlusconi e os políticos não se darem ao respeito e exagerarem em se dizer pessoas comuns e fazerem todas as porcarias (pecados capitais?) que os cidadãos comuns fazem a ponto de o povo não os respeitar como representantes.


That's all!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Corridas de fevereiro

Depois de um bom mês de treinamento de ritmo de corrida em janeiro, neste mês de fevereiro tenho que conseguir correr ao menos dez vezes.

A ideia de treinamento este mês é de correr uma quilometragem maior e ver se minha musculatura resiste bem. Em março participarei da corrida de 5.400 metros na AABB.

Bom, corri até agora 4 vezes:

4,0 km em rua a 24'
4,7 km no parque em Uberlândia
5,4 km ontem na porta de casa a 32'30" e
4,0 km hoje no Pque. Continental a 24'40".

É isso.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vietnã revisitado - ótima matéria da Revista do Brasil

(Foto: Nguyen Huy Kham/Reuters)
Vietnã revisitado



Viagem ao país do “socialismo de mercado”

Por: Bernardo Kucinski

Publicado em 20/07/2010

Eu e minha mulher somos de gerações que viveram cada minuto da Guerra do Vietnã (1959-1975), uma das mais sangrentas de todos os tempos. Por isso, nossa visita de 18 dias a esse país, e também ao Camboja – vizinho do sudeste asiático também atingido por conflitos decorrentes da Guerra Fria – teve um sentido muito especial. Eu, um pouco mais velho, ainda lembro o cerco de Dien Bien Phu, comandado pelo general Giap, que forçou os franceses à rendição. Milhares de soldados emergiram de repente das florestas próximas, a pé e de bicicleta, surpreendendo e subjugando a prepotência francesa.



Essa imagem dos homens pequeninos, magrelas e quase invisíveis vencendo a soldadesca ocidental hiperequipada – primeiro os franceses, depois os americanos – acompanhou toda a guerra em que foram despejados 8 milhões de toneladas de bombas e 72 milhões de litros de desfolhantes químicos, matando 3 milhões de vietnamitas e queimando um milhão de hectares de mata nativa. Os B-52 americanos despejaram no Vietnã três vezes mais bombas do que em toda a Segunda Guerra Mundial.


Foi também a guerra mais criticamente coberta pelo jornalismo ocidental. No Museu de Guerra que visitamos em Saigon, hoje chamada Cidade de Ho Chi Min, uma exposição homenageia 134 fotógrafos de 11 nacionalidades que morreram na cobertura do confronto ou foram levados à loucura pelas atrocidades que testemunharam. Ali estava a foto emblemática dessa guerra, a da criança nua correndo desesperada depois de atingida pelas bombas incendiárias de Napalm.


O país hoje é um formigueiro em atividade, onde todos correm para recuperar o tempo perdido. A renda per capita ainda é muito baixa, US$ 700 por ano, um décimo da nossa. O salário mínimo também é um décimo do nosso: US$ 30. Embora todos os preços sejam baixos, esses valores dão uma ideia do tipo de vida, ainda austera, que levam os vietnamitas.


A guerra consumiu gerações inteiras. A maioria esmagadora da população hoje é de jovens, o que talvez explique o predomínio da motocicleta como meio de transporte. Quase não há transporte coletivo e são poucos os carros. Enxames de motos dominam as ruas. A moto mais barata vem da China e custa US$ 300, diz nosso guia, senhor Tchin. Equivale a dez meses de salário mínimo. Em Cidade de Ho Chi Minh há 4 milhões de motos para 2 milhões de famílias. O veículo está para o corpo do vietnamita como o celular está para os nossos sentidos. “Sem ela você não existe”, diz Tchin. Num parque de Hanói vi uma cena emblemática: duas motos “namorando”. Isso mesmo, estavam estacionadas, uma encostada na outra, um pouco atrás de seus respectivos donos, recostados na grama.


Dono do destino


O regime político é de partido único, o Partido Comunista do Vietnã, fundado em 1922. Falamos tanto em China e em Cuba, e esquecemos que esse pequeno e populoso país – de 86 milhões de habitantes – também deve ser analisado como uma experiência de “socialismo real”. A soviética colapsou, a chinesa caminha rapidamente para o capitalismo total. E a vietnamita? Uma grande diferença entre o Partido Comunista do Vietnã e os demais é o fato de ele ter proposto e conduzido desde o início uma guerra de libertação nacional, não uma revolução social. Depois da expulsão dos americanos e da unificação do país, adotaram o modelo de economia planificada, com metas quantitativas de produção. Mas logo o abandonaram, assustados pelo colapso da União Soviética e sua própria estagnação econômica.


Desde 1987 os dirigentes vietnamitas chamam sua experiência de “socialismo de mercado”. Deixam ao mercado a determinação de preços e emulam a competição e o esforço pessoal de cada um, mas não deixam que o mercado mande no destino do país. Esse destino, diz vagamente o partido, ainda é o socialismo.


A experiência parece agradar à população, embora alguns aspectos a assustem. Por exemplo, discrepâncias entre serviços médicos públicos e privados, fato que nós brasileiros conhecemos bem. A produção cresce 7% ao ano em média, com indústria e serviços superando em valor a agricultura, uma medida de modernização. Em toda a parte se veem novas escolas e hospitais. Estradas modernas cortam o Delta do Mekong (onde o rio desemboca no mar). No campo, uma reforma agrária deu a cada família 360 metros quadrados por pessoa – numa família de quatro, são 1.440 metros quadrados para plantar o arroz. O Vietnã é um dos maiores exportadores mundiais desse grão.


Apesar de proliferação de bandeiras vermelhas e faixas alusivas à guerra, nada no cotidiano lembra um regime comunista, como o imaginamos, ou qualquer regime movido por uma ideologia ou um sentido de missão ou redenção histórica. Esse contraste foi o que mais me impressionou. No topo, uma estrutura de Estado, comandada por partido único, fortemente marcada pela ideologia, fraseologia e procedimentos típicos da abordagem marxista, como se vê pelos documentos oficiais.


Na base, uma economia capitalista parecida com qualquer outra, com empresas de todos os tipos, inclusive estrangeiras, comércio totalmente privado, povo laborioso que não dá a menor pelota para a ideologia, voltado à necessidade de vencer na vida, educar os filhos o melhor possível.


Ninguém liga se você é do Partido Comunista ou não, isso não é assunto no cotidiano. Não precisa ser membro do partido para ter emprego, diz o nosso guia. Para ser professor precisa? Não, mas para ser diretor de escola precisa. Ou seja, o partido funciona como uma espécie de qualificação. Faz no Estado vietnamita o papel que faz o diploma de curso superior nos concursos públicos do nosso sistema. Com a diferença, entre outras, de que com a qualificação vem o controle. Para fazer carreira no serviço público, virar um dirigente, precisa ser do partido. No partido se dão as discussões, as decisões e se cobra a obediência.


Sem medo


Nas ruas, o ambiente é de liberdade. Não se nota medo de falar, medo de vigilância, controles do ir e vir. Nada disso. Nadinha. Os jornais denunciam corrupção nas licitações de obras públicas. Uma comissão especial vai estudar como reduzir a corrupção. Falam da exploração do trabalho infantil. Uma campanha vai tentar acabar com isso. Parece Brasil.


Um regime benigno, quando comparado aos vizinhos Camboja e Laos, nos quais ainda se veem mendigos nas ruas e o analfabetismo chega a 50%. Tenta melhorar a vida de todos. A educação básica é obrigatória. Doze anos de escola, tempo integral, oito horas por dia. O analfabetismo caiu de 70% para 3%. Por toda a parte há bandos de estudantes. Quem não mandar filho para a escola fica com a ficha suja na prefeitura. Pode até ter dificuldade na hora de procurar emprego. Aí sim, tem um controle estrito, mas é algo mais parecido, digamos, com o do nosso Bolsa Família, ou o sistema japonês de controle comunitário.


O ensino básico não é totalmente gratuito porque os pais precisam pagar pelo material gasto no ensino: giz, papel e tudo o mais. Também é costume dar uma gratificação ao professor para compensar os salários, que são muito baixos. Tudo isso custa pouco, lembra a nossa antiga “caixinha escolar”. As famílias podem pagar sem sacrifício, mas a prática tem a função importante de atribuir valor ao que o Estado provê. Essa foi a grande revolução econômica introduzida pelo PC do Vietnã, a partir do seu 6º Congresso, em 1987. Trabalhar com o conceito de valor. Acabar com os preços artificiais, fixados burocraticamente e sem relação com os custos.


Os comunistas vietnamitas, ao contrário de muita gente que se diz de esquerda no Brasil, concluíram que a revolução tecnológica iniciada nos anos 70, em especial a instauração de graus elevados de competição em escala global, obrigam todas as economias a trabalhar com o conceito de valor e abandonar o princípio do igualitarismo na remuneração do trabalho, pelo qual todos ganhavam o mesmo, fossem mais preparados ou menos preparados, mais dedicados ou mais acomodados. O que parece amarrar tudo isso, segundo alguns documentos do partido, é a existência de um projeto nacional, de que tudo o que se faz tem de estar subordinado a objetivos nacionais e sociais, por sua vez modificados ou retificados a cada número de anos.


Essa viagem também me fez recordar o Brasil da era JK. A corrida para recuperar o tempo perdido lembra os 50 anos em 5 de Juscelino. As novas estradas, a relativa pobreza daquela época, ao mesmo tempo o burburinho do crescimento. Até a paisagem do Vietnã lembra o Brasil dos anos 1950. Há cajueiros por toda a parte, mangueiras, abacateiros e bananeiras. A grande diferença está na estrutura das vilas e pequenas cidades vietnamitas, todas erguidas ao longo das estradas. Na frente, os pequenos prédios da largura de uma porta de loja, ao fundo os campos de arroz. De repente surge um prédio público, quase sempre novo em folha, uma escola, um hospital, um quartel, num estilo francês colonial leve, com dois ou três pavimentos, pintado na cor amarelo ocre, como a lembrar que um dia aquelas terras foram território colonial francês.


Guerra quente


A batalha da cidade de Dien Bien Phu, no então Vietnã do Norte, marcou a primeira grande derrota de poderosas tropas ocidentais contra as modestas mas disciplinadas forças vietnamitas. A batalha vencida pelos asiáticos em 1954 representou o fim da colonização francesa na Indochina.


A Guerra do Vietnã, deflagrada cinco anos depois, já não era anticolonização. Foi o segundo grande conflito (depois da Guerra da Coreia, 1950-1955) detonado pela Guerra Fria, que durante metade do século 20 opôs o mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos ao bloco socialista liderado pela ex-União Soviética.

A partir de 1959, o confronto envolveu diretamente Vietnã do Norte (comunista) e do Sul (capitalista). A partir de 1964, os Estados Unidos enviaram tropas e armamentos para campos de batalha que se estendiam, além dos dois países, por Laos e Camboja.

Os vietcongues e suas táticas de guerrilha, tendo a selva como aliada, deram canseira aos invasores. No final da década de 1960, o fracasso da intervenção norte-americana estava exposto.


Em 1968, os norte-vietnamitas invadiram o Sul e tomaram a embaixada americana. A reação dos EUA desencadeou o período mais sangrento da guerra. O mundo assistia pela TV às atrocidades das batalhas. Cresceu a resistência mundial à intervenção, inclusive dentro dos EUA. Sem apoio, o governo americano aceitou em 1973 um acordo de cessar-fogo. Dois anos depois retirou de vez suas tropas. Em 1976 foi criada a República Socialista do Vietnã, unificando Norte e Sul.



Fonte: Revista do Brasil - Edição 49 - Julho de 2010

sábado, 5 de fevereiro de 2011

AMOR - Fim de semana com meus pais em Minas

O casal que amo e que tem grande contribuição pelo que sou: Meus Pais, que tanto amo, respeito e nos quais me referencio!

Foto de meus queridos pais - esta é de 2008.
Vamos comemorar o aniversário de 87 anos de minha avozinha querida.

Olha minha gatinha toda arrumadinha pro aniversário

Cornélia, nós te amamos muito!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Discursos de José Saramago sobre Direitos Humanos: na entrega do Prêmio Nobel (1998) e uma década depois (2008)

O elo que não se pode romper


Em dois tempos, o olhar de José Saramago sobre a Declaração, que exige "urgente cumprimento"

Estadão - 14 de dezembro de 2008 0h 35

Discurso pronunciado no banquete de encerramento da entrega do Nobel ao escritor, em Estocolmo, 10 de dezembro de 1998


Majestade, Alteza Real, senhoras e senhores:

Cumpriram-se hoje exactamente cinquenta** anos sobre a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não têm faltado, felizmente, comemorações à efeméride. Sabendo-se, porém, com que rapidez a atenção se fatiga quando as circunstâncias lhe impõem que se aplique ao exame de questões sérias, não é arriscado prever que o interesse público por esta comece a diminuir a partir de amanhã. Claro que nada tenho contra actos comemorativos, eu próprio contribuí para eles, modestamente, com algumas palavras. E uma vez que a data o pede e a ocasião não o desaconselha, permita-se-me que pronuncie aqui umas quantas palavras mais.

Como declaração de princípios que é, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não cria obrigações legais aos Estados, salvo se as respectivas Constituições estabelecem que os direitos fundamentais e as liberdades nelas reconhecidos serão interpretados de acordo com a declaração. Todos sabemos, porém, que esse reconhecimento formal pode acabar por ser desvirtuado ou mesmo denegado na acção política, na gestão económica e na realidade social. A Declaração Universal é geralmente considerada pelos poderes económicos e pelos poderes políticos, mesmo quando presumem de democráticos, como um documento cuja importância não vai muito além do grau de boa consciência que lhes proporcione.

Nesses cinquenta anos não parece que os governos tenham feito pelos direitos humanos tudo aquilo a que, moralmente, quando não por força da lei, estavam obrigados. As injustiças multiplicam-se no mundo, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. A mesma esquizofrénica humanidade que é capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochas, assiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte neste tempo do que ao nosso próprio semelhante.

Alguém não anda a cumprir o seu dever. Não andam a cumpri-lo os governos, seja porque não sabem, seja porque não podem, seja porque não querem. Ou porque não lho permitem os que efectivamente governam, as empresas multinacionais e pluricontinentais cujo poder, absolutamente não democrático, reduziu a uma casca sem conteúdo o que ainda restava de ideal de democracia. Mas também não estão a cumprir o seu dever os cidadãos que somos. Foi-nos proposta uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, e com isso julgámos ter tudo, sem repararmos que nenhuns direitos poderão subsistir sem a simetria dos deveres que lhes correspondem, o primeiro dos quais será exigir que esses direitos sejam não só reconhecidos, mas também respeitados e satisfeitos. Não é de esperar que os governos façam nos próximos cinquenta anos o que não fizeram nestes que comemoramos. Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor.

Não estão esquecidos os agradecimentos. Em Frankfurt, onde estava no dia 8 de outubro, as primeiras palavras que disse foram para agradecer à Academia Sueca a atribuição do Prémio Nobel de Literatura. Agradeci igualmente aos meus editores, aos meus tradutores e aos meus leitores. A todos volto a agradecer. E agora quero também agradecer aos escritores portugueses e de língua portuguesa, aos do passado e aos de agora: é por eles que as nossas literaturas existem, eu sou apenas mais um que a eles se veio juntar. Disse naquele dia que não nasci para isto, mas isto foi-me dado. Bem hajam, portanto.



10 de dezembro de 2008

Com a reflexão abaixo, Saramago manifestou-se em relação ao 60º aniversário da Declaração, na semana passada. Ao fim de considerações não muito otimistas, reforça a importância de que os países endossem e persigam o que nela está estabelecido.

Por toda a parte, num último e talvez desesperado intento para travar a ameaça, milhões de pessoas decidiram descer à rua em março de 2003 a fim de protestar contra a iminente invasão do Iraque. Não lhes serviu de nada. Cinco anos passaram já e o estado de guerra continua, prevendo-se agora, resta saber com que fundamento, que os ocupantes norte-americanos se retirarão do país em 2011. Vencidas, de alguma maneira humilhadas, essas pessoas, milhões, repito, regressaram às suas casas sob o peso da mais desoladora das frustrações. De uma delas, quase em lágrimas, ouvi então esta ansiosa pergunta: "E agora, que fazemos, que podemos nós fazer?" Quase sem ter de pensar, respondi-lhe: "Queres uma causa? Tens aí os direitos humanos". A sugestão foi recebida sem entusiasmo, quase com indiferença, o que não me surpreendeu, dado que a questão dos direitos humanos é geralmente entendida como algo remoto, fora do alcance, uma outra espécie de utopia, inacessível como quase todas. Na verdade, não me consta que a minha lacrimosa interlocutora haja seguido o conselho?

Há dez anos, em Estocolmo, precisamente no dia 10 de dezembro de 1998, quando em todo mundo se estavam celebrando os cinquenta anos sobre a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, chamei a atenção dos mil e duzentos convidados que participavam no banquete de encerramento dos actos solenes relacionados com a atribuição do Prémio Nobel, para a situação em que os ditos direitos se encontravam, ignorados na prática pelos governos, desprezados grosseiramente pelos poderes económicos e financeiros soberanos, perante a apatia geral de uma sociedade, que, no fundo da sua consciência, talvez já não acredite, se alguma vez teve essa ilusão, no cumprimento ao menos satisfatório dos preceitos consignados naquele documento.

A situação não melhorou ao longo destes anos, podemos até dizer que se agravou seriamente, ao ponto de já nos parecerem despropositadas, em todos os sentidos, quaisquer manifestações públicas ao redor da efeméride. O mundo não daria pela falta se a Declaração fosse dada amanhã como nula e inexistente. O seu desaparecimento físico viria apenas confirmar a realidade objectiva da ineficácia de um texto cheio de boas intenções, reduzidas hoje a zero pela inoperância das entidades políticas responsáveis, a começar pelos governos e a terminar nas próprias Nações Unidas.

E, contudo, a nós, cidadãos comuns, não nos resta outra atitude que defender por todos os meios a Declaração Universal dos Direitos Humanos e exigir em todos os foros o seu urgente cumprimento, sob pena, persistindo a passividade colectiva, de vir a perder-se a própria noção de direito em matéria tão importante como a plena realização da pessoa. É necessário que se torne em evidência e em intrumento de acção política este simples axioma: "É certo que sem a democracia não poderia haver direitos humanos, mas também não é menos certo que sem direitos humanos não poderá haver democracia". Sim, leram bem, sem direitos humanos não haverá democracia digna desse nome. Portanto, lutar pelos direitos humanos é, em última análise, lutar pela democracia.


*José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, é autor entre outros livros de Ensaio sobre a Cegueira e A Viagem do Elefante (ambos pela Companhia das Letras)


**Foi mantida nos textos acima a grafia original de Saramago

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Boas corridas em janeiro - treinos de força e resistência

Durante o mês de férias consegui fazer um bom treinamento de corridas.

Fiz uma avaliação do que busco com as corridas e, relembrando meus tempos de curso de Educação Física, cheguei à conclusão que a tabela de treinamento que preciso seguir deve ter como objetivo principal aumentar o meu metabolismo basal.

Na faixa etária em que estou um dos maiores problemas que temos é a perda de massa corporal - massa magra, ou seja, massa muscular.

Como passei um período com pouca atividade física, perdi meu condicionamento físico e preciso melhorar a musculatura. Com isso, passo a queimar mais calorias e aumento meu metabolismo basal.

Fiz uma sequência de corridas aumentando o ritmo e reduzindo o tempo do quilômetro corrido em relação ao que vinha fazendo em 2010.

2k........11' = 5'30" o quilômetro
3k........15'42" = 5'14"
3,6k.....20'20" = 5'39"
3,2k.....18'14" = 5'42"
5k........27'48" = 5'33"
4k........23'17" com subida de 1k.

Este treinamento tem o objetivo de melhorar o ritmo de corrida, casando resistência muscular com aumento da capacidade cardiorespiratória.

Fiquei muito contente com o final do treinamento, onde consegui fazer uma corrida de resistência de 5k no mesmo ritmo de 5 minutos e meio. É um avanço muito bom para mim.

Também a corrida seguinte, que contou com a subida de 1k e que fiz em menos de 6' o quilômetro foi muito boa.

Agora é ver se consigo melhorar minha massa e tônus muscular em fevereiro para que meu corpo queime mais calorias diariamente.