segunda-feira, 16 de maio de 2011

Observação interessante de Maquiavel sobre ter exército próprio ou não


Maquiavel

"QUOD NIHIL SIT TAM INFIRMUM AUT INSTABILE QUAM FAMA POTENTIAE NON SUA VI NIXA"


"NADA É TÃO INSTÁVEL QUANTO A FAMA DE PODER DE UM PRÍNCIPE QUANDO NÃO SE ENCONTRA APOIADA NA PRÓPRIA FORÇA"


Esta observação é bastante correta e muito presente em nossa vida política.


Ela serve para várias lições partidárias, sindicais, militares etc.


Está no capítulo XIII de O Príncipe e trata de uma sequência de capítulos que analisam os tipos de forças armadas que um governante poderia ter e suas consequências certas.


Estou em busca de preencher algumas lacunas culturais e eliminar certa ignorância que tenho em relação a obras clássicas. Esta é uma delas. Recentemente li Utopia (1516) de Thomas More.


(fiz releituras em 2012)


QUESTÃO VITELLI


Houve um momento marcante na guerra entre Florença e Pisa, quando o condottiere florentino Paolo Vitelli ganhou várias batalhas mas parou diante de Pisa, sendo acusado de fazer jogo duplo e não vencer a batalha final.


Segundo Carlos Estevam Martins, que apresenta a Vida e Obra de Maquiavel na coleção Os Pensadores, esse fato suscitará reflexões profundas na obra de Maquiavel:


"A 'questão Vitelli' suscita pela primeira vez um dos temas permanentes da obra de Maquiavel: a necessidade de organização de uma milícia nacional, formada por soldados locais disciplinados. A soberania política - pensa ele - depende de exército próprio, constituído por soldados leais e convictos de que lutam pela causa da pátria."



Bibliografia:

MAQUIAVEL. O Príncipe. Coleção Os Pensadores, da Editora Nova Cultural. Edição 1999.

Nenhum comentário: