sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comecei esta semana meu Caminho de Santiago de Compostela




Decidi-me a ir este ano para meu caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Adiei este meu objetivo há seis anos, quando cancelei a viagem para enfrentar o desafio de ser dirigente sindical em 2002.

Muita coisa passou. É chegada a hora de cumprir e realizar esta meta de minha busca pessoal.

Espero conseguir.

One Year of Love - Queen





One Year of Love - Queen

Composição: John Deacon

Just one year of love
Is better than a lifetime alone,
One sentimental moment in your arms
Is like a shooting star right through my heart.
It’s always a rainy day without you,
I’m a prisoner of love inside you -
I’m falling apart all around you - yeah

My heart cries out to your heart,
I’m lonely but you can save me,
My hand reaches out for your hand,
I’m cold but you light the fire in me,
My lips search for your lips,
I’m hungry for your touch,
There’s so much left unspoken
And all I can do is surrender
To the moment just surrender.

And no one ever told me that love would hurt so much,
Oooh yes it hurts,
And pain is so close to pleasure,
And all I can do is surrender to your love,
Just surrender to your love.

Just one year of love
Is better than a lifetime alone,
One sentimental moment in your arms
Is like a shooting star right through my heart,
It’s always a rainy day without you,
I’m a prisoner of love inside you,
I’m falling apart all around you,
And all I can do is surrender.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

X Files - Season One (Arquivo X)


Arquivo X - primeira temporada.

1.01 "Pilot: The X-Files" (Piloto)

Original Air Date: September 10, 1993

Detailed summary

Dr. Scully is given the assignment to watch over the activities of a certain Agent Mulder and decide if his work is worthwhile to the FBI. He takes her to investigate the murder of several high school classmates in Oregon whom he believes have been experimented on by aliens.

Arquivo X - Episódio Piloto


Scully recebe a tarefa de vigiar as atividades de um certo agente Mulder e decidir se seu trabalho vale a pena para o FBI. Ele a leva para investigar o assassinato de vários colegas do ensino médio no Oregon, que ele acredita que foram experimentados por alienígenas.

COMENTÁRIO: Neste episódio aparece o personagem Canceroso. Mulder conta para Scully sobre o desaparecimento de sua irmã (abduzida) quando ela tinha 8 anos e ele 12 anos. Mulder sai para correr à noite com aquele estilo americano de colocar as orelhas dentro do boné. Eu sempre achei essa moda horrível quando comecei a ver os brasileiros fazendo isso anos depois. 

1.02 "Deep Throat" (A verdade está lá fora)

Detailed summary

Mulder and Scully head out to Ellens Air Force Base in Idaho, against the wishes of some very mysterious and powerful people. The investigation begins with the disappearance of one of the test pilots and leads to the implication of possible experimentation on UFOs by the military.

A verdade está lá fora


Mulder e Scully vão para a Base da Força Aérea Ellens em Idaho, contra os desejos de algumas pessoas muito misteriosas e poderosas. A investigação começa com o desaparecimento de um dos pilotos de teste e leva à implicação de possíveis experimentações em OVNIs pelos militares.

Nesse episódio aparece Garganta Profunda, personagem que faz parte da história da série.

1.03 "Squeeze" (Assassino imortal)

Detailed summary

A gruesome murder without motive, clear M.O., or point of entry bears resemblance to an X-File killer. However, the X-File cases took place in 1933 and 1963. Mulder and Scully attempt to track down and stop this century old killer.

Assassino imortal


Um assassinato horrível sem motivo, um claro M.O., ou ponto de entrada, tem semelhança com um assassino do Arquivo X. No entanto, os casos do Arquivo X ocorreram em 1933 e 1963. Mulder e Scully tentam rastrear e impedir esse assassino centenário.

Esse é um clássico ser mutante do Arquivo X, Eugene Tooms, que consegue entrar e sair dos locais através de dutos de ar e frestas de janelas.

1.04 "Conduit" (O elo de ligação)

Detailed summary

A woman who claims to have seen a UFO as a child has her teenage daughter disappear while on a camping trip. The signs seem to indicate alien involvement. But the key to solving the mystery may be the woman's young son instead of the missing daughter.


O elo de ligação

Uma mulher que afirma ter visto um OVNI quando criança tem sua filha adolescente desaparecida durante um acampamento. Os sinais parecem indicar envolvimento alienígena. Mas a chave para resolver o mistério pode ser o filho mais novo da mulher, em vez da filha desaparecida.

Nesse episódio, vemos Mulder lidar com o conflito pessoal do desaparecimento de sua irmã caçula, quando eram jovens.

1.05 "The Jersey Devil" (O demônio de Jersey)

Detailed summary

The discovery of a cannibalized human body in New Jersey State Park sends Mulder and Scully to Atlantic City. Despite obvious police cover-ups, Mulder continues his investigation of what may be a missing link in human evolution. Meanwhile, Scully attends her god-son's birthday party, which leads to some reflection on her future social plans.


O demônio de Jersey

A descoberta de um corpo humano canibalizado no New Jersey State Park envia Mulder e Scully para Atlantic City. Apesar dos óbvios encobrimentos policiais, Mulder continua sua investigação sobre o que pode ser um elo perdido na evolução humana. Enquanto isso, Scully participa da festa de aniversário de seu afilhado, o que leva a uma reflexão sobre seus futuros planos sociais.

Esse episódio tem um diálogo muito interessante entre Mulder e um cientista evolucionista. Nos põe a pensar.

1.06 "Shadows" (Sombras)

Detailed summary

When two very odd corpses appear in Philadelphia, Mulder and Scully are requested to take a look at them. The investigation turns up a secretary whose employer recently committed suicide and a strange force which seems to protect her.


Sombras

Quando dois cadáveres muito estranhos aparecem na Filadélfia, Mulder e Scully são convidados a dar uma olhada neles. A investigação revela uma secretária cujo empregador recentemente cometeu suicídio e uma força estranha que parece protegê-la.

1.07 "Ghost in the Machine" (O fantasma da máquina)

Detailed summary

Following the electrocution of a computer company's CEO, Mulder's old partner asks for help with the case. With the advice of Deep Throat, Mulder and Scully must stop the murderer, all the while fighting off the defense department and the building itself.


O fantasma da máquina

Após a eletrocussão do CEO de uma empresa de computadores, o antigo parceiro de Mulder pede ajuda para o caso. Com o conselho de Garganta Profunda, Mulder e Scully devem parar o assassino, o tempo todo lutando contra o departamento de defesa e o próprio prédio.

1.08 "Ice" (Terror no gelo)

Detailed summary

When the Arctic Ice Core project's final transmission is a crazed scientist saying "We are not who we are," Mulder and Scully become part of an investigative team sent to the Alaskan site. Upon arrival, they discover that the unearthing of an unearthly parasite could spell trouble for them as well.


Terror no gelo

Quando a transmissão final do projeto Arctic Ice Core é a de um cientista louco dizendo "Nós não somos quem somos", Mulder e Scully se tornam parte de uma equipe de investigação enviada à base do Alasca. Ao chegarem, eles descobrem que a descoberta de um parasita sobrenatural poderia significar problemas para eles também.

1.09 "Space" (Missão em perigo)

Detailed summary

After a space shuttle launch is aborted and evidence of some bizarre sabotage is found, a NASA worker asks Mulder and Scully to take a look around. Meanwhile, the former astronaut who is in charge of the mission is apparently haunted by something he encountered during a spacewalk on a previous mission.

Missão em perigo


Depois que o lançamento de um ônibus espacial é abortado e evidências de alguma sabotagem bizarra são encontradas, um funcionário da NASA pede a Mulder e Scully que deem uma olhada ao redor. Enquanto isso, o ex-astronauta encarregado da missão é aparentemente assombrado por algo que encontrou durante uma caminhada espacial em uma missão anterior.

1.10 "Fallen Angel" (Caçada sangrenta)

Detailed summary

Mulder is tipped off by Deep Throat about a government cover-up of a UFO crash site. He is not the only one interested, as he discovers a fellow UFO enthusiast whose appearance seems rather coincidental. So the military tries to keep Mulder away while trying to bring a certain other being in. But when he is discovered, Mulder's position in the FBI is jeopardized.

Caçada sangrenta

Mulder é avisado por Garganta Profunda sobre um acobertamento governamental de um local de acidente de OVNI. Ele não é o único interessado, pois descobre um colega entusiasta de OVNIs cuja aparência parece bastante coincidente. Então, o exército tenta manter Mulder longe enquanto tenta trazer um certo outro ser. Mas quando ele é descoberto, a posição de Mulder no FBI é comprometida.

O personagem Max voltará em outro episódio.

1.11 "Eve" (Projeto Litchfield)

Detailed summary

Mulder and Scully check out the curious murder of a man in Connecticut. When they discover that another man in California was killed simultaneously in the same manner, the uncanny resemblance of the two men's daughters seems more than coincidental. So, when the first child disappears, the two decide to keep an eye on the remaining child. What they find isn't alien, but rather something much more familiar.

Projeto Litchfield

Mulder e Scully verificam o curioso assassinato de um homem em Connecticut. Quando descobrem que outro homem na Califórnia foi morto simultaneamente da mesma maneira, a estranha semelhança das filhas dos dois homens parece mais do que coincidência. Então, quando a primeira criança desaparece, os dois decidem ficar de olho na outra criança. O que eles acham não é estranho, mas algo muito mais familiar.

1.12 "Fire" (O incendiário)

Detailed summary

An old flame of Mulder's tries to enlist his aid (ajuda, auxílio) to protect a visiting Parliament member and lights a small spark of jealousy in Scully. Mulder must overcome his fear of fire to take on the hot-headed pyrokinetic serial killer.

O incendiário

Um antigo affair de Mulder (Phoebe Green) o chama para pedir ajuda para proteger um membro visitante do Parlamento e acende uma pequena centelha de ciúme em Scully. Mulder deve superar seu medo de fogo para enfrentar o serial killer pirocinético de cabeça quente.


1.13 "Beyond the Sea" (O vidente)

Detailed summary

After Scully's father passes away, her skepticism is tested by a prisoner on death row who claims that by using recently gained psychic powers, he can help catch a kidnapper (seqüestrador). Without Mulder's guidance, she must decide for herself whether or not the man's visions are truth or a by-product of her grief.

O vidente

Após a morte do pai de Scully, seu ceticismo é testado por um prisioneiro no corredor da morte, que afirma que usando poderes psíquicos recentemente adquiridos ele pode ajudar a capturar um sequestrador. Sem a orientação de Mulder, ela deve decidir por si mesma se as visões do homem são verdade ou não, ou se são subproduto de sua dor.

Nesse episódio, além da morte do pai de Scully, o agente Mulder toma um tiro. O nome do vilão do episódio é Luther Lee Boggs.

1.14 "GenderBender" (Assassino ou assassina?)

Detailed summary

A series of sexually related killings confound the two agents who aren't certain if the murderer is male or female. The clues lead them to a small Amish-like community called the Kindred in Massachusetts who are more puzzling (misteriosa) than the serial killer.

Assassino ou assassina?


Uma série de assassinatos relacionados a sexo confunde os dois agentes que não sabem ao certo se o assassino é homem ou mulher. As pistas os levam a uma pequena comunidade Amish, chamada Kindred, em Massachusetts, que é mais intrigante do que o serial killer.

1.15 "Lazarus" (Dupla identidade)

Detailed summary

During a trap set for a bank robber, a fellow agent and friend of Scully's is shot by the criminal, whom Scully shoots in turn. While the agent is brought back from apparent death, he takes on the persona of the dead criminal whom he has chased for nearly a year. Scully sticks with him during his "trauma," but Mulder believes that he is not who he is.

Dupla identidade

Durante uma armadilha preparada para um ladrão de banco, um colega agente e amigo de Scully é baleado pelo criminoso, que por sua vez é ferido por Scully. Enquanto o agente é trazido de volta da morte aparente, ele assume a personalidade do criminoso morto, o qual perseguiu por quase um ano. Scully fica com ele durante seu "trauma", mas Mulder acredita que ele não é quem ele é.

1.16 "Young at Heart" (O homem que não queria morrer)

Detailed summary

A criminal captured by a younger, fresh-from-the-academy Fox Mulder seems to be making good on his promise of vengeance against the agent. Now an older, wiser Mulder must attempt to find this elusive stalker who may not be wiser...or older.

O homem que não queria morrer

Um criminoso capturado por Fox Mulder, mais novo e recém-formado na academia, parece estar cumprindo sua promessa de vingança contra o agente. Agora, um Mulder mais velho e sábio deve tentar encontrar esse perseguidor indescritível que pode não ser mais sábio ... ou mais velho.

1.17 "E.B.E." (O ser do espaço)

Detailed summary

After a downed UFO crashes near Iraqi airspace, an unmarked truck carrying its occupant is assailed in Tennessee, causing multiple UFO sightings. Drawn by the event, Mulder and Scully find themselves tracking the trailer, with the help and hindrance of Deep Throat.

O ser do espaço

Depois que um OVNI abatido cai perto do espaço aéreo iraquiano, um caminhão não identificado carregando seu ocupante é atacado no Tennessee, causando vários avistamentos de OVNIs. Atraídos pelo evento, Mulder e Scully encontram-se rastreando o trailer, com a ajuda e os obstáculos de Garganta Profunda.

Neste episódio aparecem os Pistoleiros Solitários.

1.18 "Miracle Man" (O homem dos milagres)

Detailed summary

The inexplicable deaths of several people at the hands of a faith healer send Mulder and Scully into the Bible belt. The deaths have shaken the miracle worker's faith in his gift, but not before Mulder experiences some of the boy's power.

O homem dos milagres

A morte inexplicável de várias pessoas nas mãos de um curandeiro envia Mulder e Scully para o cinturão da Bíblia. As mortes abalaram a fé do trabalhador milagroso em seu presente, mas não antes de Mulder experimentar um pouco do poder do garoto.

1.19 "Shapes" (A besta humana)

Detailed summary

The shooting of a Native American draws Mulder's attention as the murderer believed he had shot an animal of some sort. But an Indian myth and some strange evidence seem to indicate the possibility of lycanthropy, the very phenomenon which opened the very first X-File.

A besta humana

O disparo de um nativo americano chama a atenção de Mulder, pois o assassino acreditava que ele havia atirado em algum tipo de animal. Mas um mito indiano e algumas evidências estranhas parecem indicar a possibilidade da licantropia, o próprio fenômeno que abriu o primeiro arquivo X.

1.20 "Darkness Falls" (Quando cai a noite)

Detailed summary

Mulder pulls some strings to be assigned to a case involving the disappearance of 30 loggers in Washington state. They discover that the loggers, in illegally cutting down a tree, faced a punishment far worse than what the judicial system would have done. Now the two agents must try to avoid the same dark fate.

Quando cai a noite

Mulder dá um jeitinho para ser atribuído a um caso envolvendo o desaparecimento de 30 madeireiros no estado de Washington. Eles descobrem que os madeireiros, ao cortarem ilegalmente uma árvore, enfrentavam uma punição muito pior do que aquela que o sistema judicial teria feito. Agora os dois agentes devem tentar evitar o mesmo destino sombrio.

1.21 "Tooms" (Eugene Tooms volta a atacar)

Detailed summary

Eugene Tooms, a mutant killer brought in by Mulder and Scully, is released based on psychiatric re-evaluation and lack of evidence. So Mulder sets out to prevent Tooms from killing for the fifth and final liver he needs, while Scully attempts to locate more definitive evidence. Both tasks made more difficult by their superiors insistence that they work by the book.

Eugene Tooms volta a atacar

Eugene Tooms, um assassino mutante trazido por Mulder e Scully, é libertado com base na reavaliação psiquiátrica e falta de evidências. Então Mulder tenta impedir Tooms de matar pelo quinto e último fígado que ele precisa, enquanto Scully tenta localizar evidências mais definitivas. Ambas as tarefas tornaram-se mais difíceis pela insistência de seus superiores de que trabalhem de acordo com as regras.

1.22 "Born Again" (Volta do além)

Detailed summary

A little girl is tied to the deaths of two Buffalo policemen, but the possibility that she is the murderer is ludicrous. So Mulder and Scully begin an investigation of the eight year old, turning up evidence that may help to solve a nine year old murder case. A case Mulder believes was the death of the girl's past life.

Volta do além

Uma menina está ligada à morte de dois policiais de Buffalo, mas a possibilidade de ser a assassina é ridícula. Então Mulder e Scully começam uma investigação de oito anos atrás, apresentando evidências que podem ajudar a resolver um caso de assassinato de nove anos. Um caso que Mulder acredita ter sido a morte da vida passada da garota.

1.23 "Roland" (Roland)

Detailed summary

A mentally handicapped janitor seems to be the only suspect in the murders of two members of a propulsion research team. Yet the evidence of advanced theoretical work seems to eliminate the possibility, until Mulder and Scully uncover his relationship to a scientist whose brain has been cryogenically preserved.

Roland

Um zelador com deficiência mental parece ser o único suspeito nos assassinatos de dois membros de uma equipe de pesquisa de propulsão. No entanto, a evidência do trabalho teórico avançado parece eliminar a possibilidade, até Mulder e Scully descobrirem seu relacionamento com um cientista cujo cérebro foi preservado criogenicamente.

1.24 "The Erlenmeyer Flask" (Jogo de gato e rato)

Original Air Date: May 13, 1994

Detailed summary

When Deep Throat points out a news story about a fugitive who apparently drowned, Mulder and Scully cannot see what makes it special. But with his insistence, they discover evidence of secret government experimentation with extraterrestrial DNA. However, the evidence and everyone who has seen it is quickly being eliminated.

Jogo de gato e rato

Quando Garganta Profunda aponta uma notícia sobre um fugitivo que aparentemente se afogou, Mulder e Scully não conseguem ver o que o torna especial. Mas com sua insistência, eles descobrem evidências de experiências secretas do governo com DNA extraterrestre. No entanto, a evidência e todos que a viram estão sendo rapidamente eliminados.

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sábado, 23 de fevereiro de 2008

Crônica - A Viagem


Alanis Morissette. Cantora Canadense.
Foto de divulgação.

Cara! Começou.

Ia ouvir Alanis no meu som. Acabei trazendo ela para o computador, para que ficasse mais próxima.

De repente, aconteceu. Foi como uma explosão dentro da minha mente. Vi um clarão e lá estávamos: ela e eu... tomando um drinque. Como vou explicar o lugar? Danceteria, barzinho, a sala dela, uma casa no campo?

Demorou para que um de nós falasse alguma coisa. Ela não estava surpresa. Eu continuava ouvindo o som na minha mente... joining you...

Então, me arrisquei a falar alguma coisa. Em inglês, é lógico! Ela estava usando um vestido vermelho, peça única. Cabelo solto. Cara! Ela é bonita mesmo!

- what’s hapenning with us?, Perguntei.

-“I think we were wondering the same thing. I mean, I’m thinking about a man who supposed love me and hope to meet me, then you’ve just appeared”, ela respondeu.

E o som continuava... I have no choice... head over feet...

Pensei se não estava acontecendo comigo o mesmo que no videoclipe do Aerosmith – Amazing - no qual o cara por meio do seu computador, simplesmente coloca a Alicia Silverstone em uma moto e sai com ela pelo deserto dando um tremendo de um “cata na mina”.

Bom, seja como for, lá estava Alanis e eu. Apesar de estar meio abobalhado, procurei não dar rata e trocar umas ideias com ela, por mais difícil que fosse.

De imediato, fui logo falando que pagava o maior sapo para ela. Imagine eu tentando falar isso para ela em inglês! – Alanis, I... I simply... how would I say... girl, do you understand?... Eu acho que ela entendeu. Ela perguntou então, de onde eu era, quem eu era, e coisas assim.

O papo começou a fluir numa boa. Ela me falou sobre sua vida, eu falei da minha. Sempre lembrando-lhe para falar devagar para que eu entendesse alguma coisa.

Que viagem!!

O clima estava muito propício. E como olhávamos um no olho do outro. – E o olho dela brilha mesmo!

Me aproximei dela e ela estava correspondendo. Parecia que nos conhecíamos há cinco anos. Nos beijamos...

Por isso insisto em dizer CARPE DIEM!

Vocês não estão achando que vou contar o que aconteceu naquela eternidade que passei com ela!? ... it’s not fair... you oughta know... e a música rolava...

Cara! Abri os olhos e estava na frente do meu computador. Estava tocando a 12ª faixa do CD – Uninvited. Posso dizer daquele cheiro que estava impregnado em minha pele, não deixava de sentir arrepios um instante.

O que aconteceu? Como aconteceu? Essa viagem foi na minha mente ou em uma dobra do tempo?

Viagem! Viajei, cara! Só posso dizer uma coisa da vida: Viajem!!!


Wmofox, 22.3.00

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Artigo - Que decepção! Poucos humanos nas "humanidades"


Biblioteca da FFLCH - USP. Foto: site da universidade.

(texto exposto nos murais da FFLCH - USP em 2002)


Terça-feira, dia seguinte ao da assembleia da Letras, que debateu e deliberou sobre os problemas de violência e estupros que ocorrem há tempos na USP e que, apesar de não serem muito divulgados (afinal, é a marca USP), precisam ser resolvidos.

Peço a palavra à professora para dar os informes das duas atividades programadas. Feito.

Não querendo estender muito o assunto, haja vista que era só um informe e o debate havia sido feito no dia anterior com os presentes à assembleia, quero deixar aqui, traços da longa discussão que temos que fazer nesse mundo, nessa sociedade e nesse Campus Universitário.

Em menos de cinco minutos, ouvi as seguintes propostas e frases dos presentes em sala, incluindo a professora:

“-Temos que pôr catraca aqui na faculdade”;
“-É um absurdo qualquer um entrar aqui”;
“-Tem que haver repressão sim...”;
“-Tem que por a PM rodando aqui dentro”;
“-Imaginem os outros virem aqui estragar nossos livros”. (referindo-se às "nossas bibliotecas")

Afinal de contas, será que entrei no lugar certo? Achei que havia entrado em uma faculdade de humanidades!

Fui embora pensando comigo como a melhoria dessa sociedade vai demorar para ocorrer.

Quando disse que melhoraremos a sociedade com educação e não com repressão ou retirando o direito dos cidadãos, ouvi a seguinte frase: “-Ah, mais até isso acontecer vai demorar!”.

Ora, volto a perguntar, será que estou no lugar certo?

Eu poderia ouvir isso de um comandante da PM (e nem todos diriam isso!) e não dentro de uma sala de aula na Letras, na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), na USP. Se as pessoas dessa sala não acreditam no poder da educação, o que estão fazendo ali?

É uma decepção!

É como uma garota da FEA (Faculdade de Economia e Administração), que, em uma entrevista na Revista dos Bancários, dizia ao achar um absurdo os alunos de lá estudarem para deixar o Bradesco mais rico e não para encontrarem soluções para a desigualdade e má distribuição de renda do País.

Será que não passa pelas cabeças desses nossos colegas que estudamos com dinheiro de impostos pagos pela comunidade? Que quando a USP fecha seus portões para a população, e suas bibliotecas, o MAC, e tudo o mais, está privando os cidadãos de um bem e de um patrimônio da cidade e Estado que esta mesma população mantém?

Depois a mesma USP que se fecha à população vai até ela dizer que: “-Precisamos que a comunidade saiba o que ocorre aqui dentro”.

- Por favor, menos hipocrisia!

Não posso ficar ouvindo pessoas defenderem o fechamento dos portões da USP para a comunidade. Muito menos ouvir que pessoas que não passaram na Fuvest não podem vir aqui consultar “os nossos livros” porque eles roubam e estragam, ou que quem não for aluno não entra em “nossos prédios”.

Essas soluções são parecidas com esta: vamos fechar os banheiros aqui da FFLCH, pois os alunos escrevem tanta porcaria nas paredes que não dá mais para manter esse serviço. Afinal, vamos reprimir. Para que educação?

Será que dá para os humanos se colocarem no lugar dos outros, antes de se dizer: “-tirem isso e proíbam aquilo”?

Posso assegurar a todos que é muito ruim uma pessoa honesta e que não teve as mesmas oportunidades que alguns (não escolhemos berço e nem cor ao nascer) ter seus acessos negados. (e sabemos das estatísticas de negros e pobres nas universidades públicas).

Muitos de nós, estudantes da USP ou outra universidade pública, que defendem fecharem acessos, talvez tenham sido cidadãos com os seus acessos fechados ou direitos restringidos.

Anos atrás, o cidadão que vos fala, como morador de bairro circunvizinho à USP, corria em seu Campus até o dia em que foi barrado na portaria porque a reitoria havia decidido que a comunidade não entraria mais aos finais de semana.

Dois anos depois, o mesmo cidadão que vos fala, cursando em outra faculdade, precisou usar as bibliotecas da USP (- Ufa! Não havia catraca!).

Assim como, usando do direito que a lei me faculta, assisti aulas como ouvinte nas dependências da FFLCH, de onde, fascinado, saí decidido a entrar. Entrei, mas faltam muitos ainda para entrarem nas faculdades públicas.

Será que temos que proibir, fechar, restringir, reprimir, cobrar, privatizar etc etc?

Ou será que temos que cobrar contratação de mão-de-obra qualificada para proteger a comunidade uspiana como um todo (alunos, professores, funcionários e cidadãos)? E cobrar mais geração de emprego, aumentando o número de circulares (ônibus), entre outras propostas mais humanas?

Pensem a respeito!

Pensem! Essa é uma dádiva do ser humano.


William M. Oliveira (13.12.02)
Aluno de Letras Espanhol-Português (passei pelo famigerado ranqueamento)
Diretor eleito do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Crônica - Reflexões de um objeto inanimado que enquanto unidade teme a queda, a quebra, o fim


Do grão ao objeto, do objeto ao grão.
Foto: Cerâmica Tupi Guarani (Wikipedia)

Talvez a coisa com os humanos seja assim também.

Naquele tempo em que éramos muitos, milhões, milhões, a vagar por aí, ao sabor do vento, ora aquecidos pelo sol, soltos, ora unidos e úmidos pelas ondas do mar, que nos levava e trazia incessantemente, faltava algo, faltava algo.


Penso no caso humano e vejo semelhanças. É certo que tudo são átomos, átomos, moléculas, moléculas. Elas vêm e vão. Se unem, se desunem. E o mundo segue.


Tenho forma hoje. Tenho unidade. Tenho essência. Tenho função. Não que não tivesse como grão. Mas tenho forma. Não sou mais primário. Entende a diferença? Fui aquecido, unidado, formatado. Não sou mais primário.


O humano também foi um amontoado de átomos soltos. Átomos, minerais. Carbono, nitrogênio, cálcio, hidrogênio. Mas a união... Ah! a união! O ser não é mais um aglomerado de átomos moléculas células. Agora ele tem um formato.


Às vezes, valho mais; às vezes, valho menos. Mas existo. Sou real. Palpável. Sou inanimado, é certo. Mas sou perecível. Sou unidade, então existo; quebro, estilhaço, então morro. Já era.


Todos os seres humanos valem. Conceito ambíguo! Valem muito. Valem pouco: mata, rouba, não cumpre a lei, não vale. (Não vale ao alheio). Talvez seu filho, mãe, pai, canário, cachorro o ame. Cachorro!


Vejo semelhanças.


Dúvidas, anseios, medos pela incerteza.


A grande pergunta é: e depois?


Como será quando me quebrar, trincar, estilhaçar? Haverá continuação, eis a questão?


Sei que à natureza voltarei. Mas e o meu eu? Meus cacos estarão por aí, é certo! Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Mas, e eu? Minha experiência, sensações, lembranças. Eu as tenho enquanto unidade. Sou. Estou.


Temo!


O homem cresce, se lapida (às vezes não). Cria o seu eu, sua consciência - o indivíduo da unidade, da forma. Novamente, é certo: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. O mundo está moderno. Partes de si (dele, homem) durarão um pouco mais (talvez) olharão, bombearão sangue, filtrarão, é certo. Mas a unidade se desfazerá... mau cheiro, micróbios, natureza, adubo etc, ou pó.


Então o homem teme. Tanta labuta, tanto ler, sentir, fazer, amar, chorar, rir, ferir, ganhar, perder, parir, sem saber se quando não houver mais unidade, haverá consciência do indivíduo que era unidade. Sem perda, numa possível sequência.


Entendo a angústia humana há tantos séculos partilhada.


Entendo. Entendo.



Wmofox


(texto originalmente de 2002. Há neologismos como licença poética.)